quarta-feira, dezembro 27

Sinonímia perfeita: José - n.pr. coragem




Hoje vou contar-vos uma história: o protagonista é um homem, sempre bem disposto, com um brilho raro no olhar e com uma palavra de ânimo para um colega mais triste. Habituou-me àquela simpatia, disponibilidade e sorriso. Ensinou-me a pintar o meu mundo, às vezes cinzento, de cores mais alegres: verde, foi a cor que escohi e ele aceitou-a e sorriu.
A história é uma história igual a mil histórias, é real como mil outras... mas há algo peculiar. Este Homem (e devo escrevê-lo com letra maiúscula) convive com um tumor maligno e fez-me sentir o quão vãs são as minhas queixas. Obrigado por mais esta aprendizagem que não esquecerei.

terça-feira, dezembro 26

Há livros que são especiais para estas alturas do ano. E há um que aconselho vivamente a todos aqueles que, independentemente do seu credo, gostam de saber algo mais sobre a igreja medieval, seus usos e costumes. Desde já, e consta na aba do livro, não é aconselhado a avós... talvez não aconselharia a católicos puristas, se é que os posso nomear deste modo...
Espero que se divirtam tanto ou mais do que eu aquando desta leitura fabulosa, lançada pela Temas e Debates.

Memórias de um anão gnóstico, David Madsen


terça-feira, dezembro 19

conselhos natalícios

Ainda que o sol brilhe, hoje não é para mim. Mas deixo algumas sugestões que poderão iluminar a vossa semana.
Uma música: The ballad of Sacco and Vanzetti, de Morricone.
Um filme: Juana, la loca.
Um livro: Histórias escolhidas por um psicopata - Edgar Allan Poe (fio da navalha).

billnymanart
Há dias em que a solidão se distrai com alguns amigos antigos que lhe dão conversa.

domingo, dezembro 17

Sou terra, livro e música...


Hoje apeteceu-me escrever novamente, numa espécie de acto telúrico daquele que volta às origens duma terra, de um livro ou de uma música, antigas no sangue, engolidas com o primeiro ar que enche os pulmões e alimenta o sangue. Sou por dentro terra, livro e música. Por fora um leitor do mundo.

Voltei a Kafka e releio os contos originais, traduzidos por José R. H. Arias.